• 12 de fevereiro de 2020

Como está o RH e o Endomarketing no Brasil?

Como está o RH e o Endomarketing no Brasil?

1024 536 Olive Comunicação e Marketing

Nos holofotes, o endomarketing e o RH são agora apontados como fatores fundamentais para a comunicação em uma empresa


O RH E O ENDOMARKETING

Quando você pensa em comunicação interna, o que vem na sua mente? Provavelmente comunicados, jornais, quadro de avisos… estas são apenas algumas das muitas ferramentas aplicadas nas grandes corporações brasileiras. Mas como vão as estratégias? Quais são os números? O retorno? As ações? Calma… parece muita coisa, mas na verdade é apenas uma parte do marketing que é conhecido como: endomarketing.

 

ENDOMARKETING = ENDO (dentro) + MARKETING (mercado)

 

No entanto, para começo de conversa, é importante entender a contribuição do RH para melhorar as ações com o endomarketing. Ambos estão correlacionados, afinal, a comunicação é a base de tudo!

O cenário do Recursos Humanos tem se tornando cada vez mais estratégico e está no centro das atenções. De acordo com a última pesquisa publicada pela ABRH-Brasil e Ummani, o RH em 65% das empresas pesquisadas reporta diretamente à Presidência, o que mostra a referência direta na estratégia e acompanhamento da direção.

O número mostra um RH cada vez mais estratégico, e no centro dos negócios. É o conector entre a alta liderança e os demais funcionários, garantindo com que todos fiquem na mesma página e compreendam onde a empresa quer chegar. O Cenário do RH no Brasil, ABRH-Brasil e Ummani.

 Com essas informações é possível perceber que o RH é a ponte entre empresa e os colaboradores. E é aí que o endomarketing entra, ferramenta essencial ao setor de relações humanas!

 

NÃO PRECISA RESOLVER SOZINHO!

Quer um exemplo? A pesquisa também constatou que em apenas 10% das empresas a diversidade e inclusão foram prioridades para o ano de 2019 e 7% focaram em reduzir o turnover. Mostrando que o RH tem o grande desafio de incorporar a diversidade no dia a dia das companhias e evitar a rotatividade de colaborador.

Nessa situação, o endomarketing deveria levantar e entender os números e poderia ajudar nas ações para um ambiente mais inclusivo, diversificado e que o colaborador tenha uma imersão maior e cresça junto com a empresa.

RH

Shutterstock

Os profissionais que trabalham no RH não precisam desenvolver ações do marketing interno sozinhos. Contar com o apoio de uma agência de comunicação especializada faz toda a diferença nos resultados.

Juntos, é possível criar materiais, ações e conteúdos muito mais assertivos.  Uma vez que, quem está no lado de dentro, tem conhecimento do que acontece com os colaboradores e, quem é de fora, tem experiência e vivência para reconhecer os melhores caminhos para a construção de um ambiente organizacional como deve ser.

Até porque, uma agência especializada já trabalhou com outros clientes e outros cenários, e saberá como “oxigenar” o espaço de trabalho através de suas experiências e vivências.  Pessoas que trabalham motivadas e em cooperação, vão levar os negócios a resultados cada vez melhores.

 

O ENDOMARKETING PRECISA SER O SUPORTE

Aqui na nossa cozinha de ideias o endomarketing é fundamental para uma empresa e todos que nela trabalham. Além de fornecer diferentes canais informativos e de integração, este tipo de comunicação ajuda também a diagnosticar problemas, contribuindo para a diminuição de rotatividade e possíveis falhas de comunicação, que consequentemente, atrapalham o desempenho dos colaboradores e crescimento da empresa.

Há inúmeras formas de utilizá-lo, como:

– Ações de treinamentos e capacitação;

– Criação de um canal de ouvidoria;

– Materiais informativos;

– Pesquisa de satisfação e ambiente;

– Gestão e produção de conteúdo;

– E-mail marketing;

– Logo;

– Estratégias.

Esses são apenas alguns dos serviços que o endomarketing pode fazer e contribuir para uma empresa. E você pode contar com a parceria da a Olive para ajudar a colocar em prática melhorias não só para os colaboradores, mas também, para todo o ambiente organizacional.

Quer levar o endomarketing para a sua empresa? Venha tomar um café conosco! Será um prazer te ajudar na sua receita de sucesso. E se você quiser ver mais informações sobre a pesquisa “O Cenário do RH no Brasil”, veja aqui!

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Logotipo Olive Completa

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

Vamos falar sobre?!

Procurando Conteúdo

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.