• 14 de maio de 2021

Pandemia: os desafios do setor de alimentação em Bauru

Pandemia: os desafios do setor de alimentação em Bauru

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No interior paulista, apostar no digital foi a solução para enfrentar a crise. Saiba como aumentar a performance do seu negócio neste setor!


Estamos há mais de um ano em pandemia e nossa cozinha acompanhou de perto diversas empresas de alimentação. Há quem encerrou as atividades, outras investiram em estratégias diferentes e ainda houve o surgimento de pequenos negócios para renda extra. No entanto, o desafio foi igual para todos: colocar o digital em primeiro plano, na linha de frente do atendimento ao cliente. Mostramos a seguir como este panorama afetou o setor de alimentação no interior paulista e a solução para as novas demandas.

 

PENSANDO ALÉM DO TRADICIONAL

Não há como negar, seja em grandes centros ou no interior, todo mundo sentiu os impactos da pandemia. O setor de restaurantes, bares e casas noturnas foi um dos mais prejudicados durante a crise. Só em Bauru, 150 empresas deste ramo fecharam as portas em 2020, segundo dados do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares.

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NOVAS CONEXÕES COM O CLIENTE

Com o lockdown, o primeiro desafio foi mudar a forma de vender e atender, assim como inovar o relacionamento com o cliente. Até então, o atendimento presencial nas cidades do interior é um dos principais estímulos às vendas e devido à pandemia houve uma grande quebra deste sistema.

 

“O atendimento presencial, esse relacionamento mais denso, olho no olho, cara a cara, é muito forte no interior. Já na capital e em grandes centros isso deixa de valer, portanto as estratégias de venda online já existiam. O grande desafio foi para cá, porque muitos não tinham essa preocupação”. Ivan Meneses, comercial e sócio da Olive.

 

A IMERSÃO NO DIGITAL

Diante dessa realidade, muitos empresários e empreendedores não sabiam qual rumo tomar ou não entendiam como usar a tecnologia a favor da empresa. Conhecer as plataformas digitais e as possibilidades que elas oferecem para promover vendas e relacionamentos com o consumidor é um dos recursos que a Olive está preparada para ajudar.

 

“A concorrência é diferente, a comparação de preços é diferente e a questão de qualidade acaba sendo muito relativa. O maior desafio com certeza é levar um negócio que tradicionalmente é pessoal, personalizado e offline, para o online.” Ivan Meneses, comercial e sócio da Olive.

 

“ONLINE” É PARA TODOS!

Pensando na dificuldade que muitos negócios têm em utilizar o digital, a nossa cozinha criou a Rede Não Para logo no começo da crise: uma plataforma para que os vendedores locais pudessem continuar vendendo seus produtos e serviços de forma online e gratuita.

Nossos chefs acompanharam de perto essa imersão digital, que para muitos foi um primeiro contato. Auxiliamos em todo o processo de venda e contamos sobre a experiência:

 

“Foi realmente um prazer, para mim e toda a equipe, estar em contato com tantas pessoas, ajudando-as nessa imersão digital que o Não Para trouxe. Alguns precisaram de auxílio para fazer o cadastro de seus produtos/serviços, entenderem as funcionalidades da ferramenta e tirarem dúvidas sobre como proceder com o delivery/recebimento. Com o tempo, recebemos muitos feedbacks positivos de lojistas que conseguiram manter as vendas de forma online e, também, por meio da plataforma, chegar em diversas outras pessoas que ainda não conheciam seus produtos.” Cassiane Miranda, planejamento da Olive.

 

Vender de forma online é a nova realidade e a plataforma de vendas se tornou a solução ideal para atender essas novas formas de consumo que surgiram. Inclusive, nossa cozinha tem as habilidades necessárias para criar e-commerce e loja online.

O “BOOM” DO DELIVERY

Entregas em domicílio passou a ser a grande saída para o setor de alimentação. Muitos de nossos clientes passaram a gerenciar seus canais de delivery pelo WhatsApp ou através do Ifood. De acordo com a pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada em março de 2021, houve um aumento de 63% em compras online de alimentos com entrega delivery.

O que poucos imaginam é que, embora a solução seja a mesma para o comércio de produtos alimentícios, nenhum delivery é igual. É preciso entender quais são os ingredientes necessários para funcionar de acordo com cada empresa e seu público alvo. Para agir corretamente, o setor de marketing da Olive pode fazer isso para você!

 

QUER FAZER A DIFERENÇA NO SEU NEGÓCIO?

Saber por onde começar pode ser uma tarefa complicada, por isso contar com a ajuda da Olive faz a diferença! Conte com a experiência dos nossos chefs, que são especialistas em comunicação, marketing e design. Estamos à disposição para ajudar em:

-Desenvolvimento de e-commerce e lojas online

-Cardápio digital

Campanhas e ações personalizadas

-Planejamento estratégico para as redes sociais

E muito mais!

Nós temos o tempero e os ingredientes necessários que o seu negócio precisa! Seja em Bauru ou qualquer região do Brasil, entre em contato que temos um lugar especial em nossa mesa e atendemos até os paladares mais exigentes!

 

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