• 11 de outubro de 2018

Vai criar uma marca? Temos uma receita com 6 passos para você!

Vai criar uma marca? Temos uma receita com 6 passos para você!

800 532 Olive Comunicação e Marketing
Sua marca vai te acompanhar pelo resto da vida. Não é melhor prepará-la com cuidado agora para a receita não azedar?

Criar uma marca pode parecer uma receita muito complexa, mas nós vamos te ajudar. Fique atento ao nosso modo de preparo e aos ingredientes principais:

INGREDIENTES
  • Construção do Nome
  • Disponibilidade do Nome
  • Estudo
  • Criação
  • Alinhamento
  • Manual de Identidade
MODO DE PREPARO

O recomendado é que o projeto seja desenvolvido desde o primeiro passo pela mesma equipe. Isso constrói unidade conceitual e visual.

Construção do Nome

Para criar uma marca de sucesso você com certeza vai precisar de um bom nome. Caso já tenha, pule para o terceiro passo.

Se você ainda não tem, ou não buscou a ajuda de um profissional para criar o nome de sua marca temos algumas dicas importantes para você!

Procure um nome que:

  • Tenha sonoridade
  • Seja simples de memorizar
  • Possua um conceito relacionado ao segmento
  • Seja de fácil pronúncia e escrita

Dica: Mitsubichi, por exemplo, é um nome que muitas pessoas têm dificuldade em pronunciar e também escrever. Por isso, tome muito cuidado com palavras estrangeiras. Não se esqueça que seu mercado será brasileiro.

Disponibilidade do Nome

Não basta apenas ter um nome escolhido, é preciso também verificar sua disponibilidade. Para isso você deve:

  • Fazer uma busca e registrar o nome escolhido no INPI

Dica: O INPI é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e é através dele que você irá registrar sua marca. Mas antes é essencial que você realize uma busca para verificar se o nome já foi registrado por outra pessoa.

  • Procurar se há um domínio .com ou .com.br disponível para sua marca
  • Pesquisar se o nome escolhido também poderá ser utilizado nas redes sociais

Dica: Opte por usernames simples, que não sejam muito extensos e de preferência não utilize pontos e underlines.

Estude!

Depois de definir o nome de sua marca, você precisará estudar. E quando falamos de estudar não é apenas uma rápida conferida em algumas informações. Você precisará de uma pesquisa que englobe todo o mercado onde sua empresa está inserida.

Estude:

  • O conceito
  • O setor
  • O cliente
  • Os fornecedores
  • Os concorrentes

Dica: A Análise Swot é uma ótima maneira de organizar essas informações. Ela consiste em reunir os principais aspectos positivos e negativos do seu negócio, tanto no ambiente interno, quanto externo. Clique aqui para conferir algumas dicas do Sebrae sobre essa ferramenta!

Crie e desenhe!

É nesse passo que você usará todas as informações que coletou no item anterior para dar vida a sua marca. Para isso, é preciso imaginar toda a estrutura do logotipo e também sua aplicação. É necessário pensar em como sua marca ficará desde uma aplicação na caneta que você distribuirá de brinde até em sua fachada ou em um outdoor.

Nessa etapa são criados:

  • Símbolos
  • Tipografias
  • Ícones
  • Composições
  • Variações

Dica: Vale lembrar que essa etapa deve ser realizada por um profissional capacitado, que entenda muito bem de cada um dos processos que envolvem a criação.

Alinhe

Pode parecer muito simples, mas esse ponto acaba passando despercebido por muitos na criação de uma marca. Todos os componentes (cores, símbolos, ícones) de sua marca devem estar alinhados. Alinhados não só entre si, mas também com:

  • O setor
  • O tipo de produto
  • O perfil do consumidor

Dica: É comprovado que cada cor possui um significado e causa um estímulo no receptor. Já percebeu que muitas marcas do setor de alimentos utilizam o vermelho e o amarelo? Isso porque essas cores são quentes, atrativas e dinâmicas. Quando associadas à alimentação, aumentam o desejo por alimentos e estimulam o apetite.

A cor certa irá aumentar o reconhecimento da marca e será responsável pela aceitação ou não dos seus produtos e serviços.

Tenha um Manual de Identidade

Não importa se a marca é recém-criada ou se já está no mercado. Uma coisa é fato: toda marca deve ter regras para seu uso. O manual de identidade da marca irá conter todas as regras para sua utilização. Como por exemplo, regras de:

  • Proporção
  • Variações
  • Aplicação
  • Harmonia
  • Materiais básicos de comunicação, como papelaria, uniformes e sinalização interna

Dica: Quando existe um padrão na comunicação da marca fica muito mais fácil fixá-la na mente do consumidor.


Já pensou em pedir para aquele seu amigo que sabe apenas fritar ovo preparar um prato para um jantar importante? Espero que não. Afinal de contas, em momentos como esse você precisa de um chef. Com a sua marca não é diferente. Você precisa de um profissional que entenda do que faz. A Olive está pronta para dar o toque final em sua comunicação. Da entrada à sobremesa, nós preparamos o melhor menu para sua empresa! Quer saber mais sobre nossos serviços? Venha tomar um café conosco!

 

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