• 10 de julho de 2020

Lairana: a bauruense que tem amor pela arte de se expressar

Lairana: a bauruense que tem amor pela arte de se expressar

1024 536 Olive Comunicação e Marketing

Professora aposentada e doutora em Artes, a bauruense Lairana respira talento desde pequena


A DESCOBERTA PELA ARTE

Muitos artistas descobrem o seu talento na infância e foi o caso da bauruense Lair Ana Barreira, professora aposentada e doutora em Artes pela ECA-USP. Lairana, seu nome artístico, descobriu o amor pela arte de se expressar quando ainda era pequena, seus professores também perceberam isso. Desde então, tem colocado vida e amor em tudo o que faz!

Descobriram o meu talento quando eu ainda tinha 8 anos de idade, na escola mesmo. Aos 14 entrei na Escola de Belas Artes de Bauru e a partir daí não parei de Desenhar e Pintar. Também desenvolvi vários projetos em Serigrafia, na década de 80. Lairana, Artista e Doutora em Artes.

“Lairana adquiriu tal familiaridade com sua arte, que pode transformá-la num projeto vivo de deslocamento das fronteiras do seu mundo, gerando novas regras e novos sentidos”. Foi assim que Ney Vilela, Historiador e Jornalista, falou sobre a artista. E talento nós vemos de longe, é fácil perceber isso na Lairana.

Suas obras refletem vida e amor por meio das cores, traços e desenhos. Cada tela é uma mistura de sentimentos que só reforçam o poder da arte: tocar o próximo. E a natureza é a sua maior inspiração!

A natureza. Sua inspiradora beleza e também vários objetos. Meus pais sempre cuidaram amorosamente dos jardins de minha Infância e adolescência. Na fase adulta tive oportunidade de apreciar a natureza de diferentes lugares do Brasil, América do Sul…do mundo. Explorei o mais que pude desde meu jardim aos lindos nichos mundo afora. Lairana, Artista e Doutora em Artes.

A profusão de cores, as formas e texturas são elementos valorizados pela artista em seu trabalho, pois impactam em quem está vendo.  Nas suas artes, gosta de trabalhar com aquarela, óleo e acrílica.

UMA CARREIRA PARA SE ORGULHAR

Pode-se dizer que Lairana teve uma carreira de sucesso, foi várias vezes premiada em salões oficiais e levou seus quadros para fora do Brasil, lugares surpreendentes como o Japão e República Sul-Africana (além dos países da América e Europa Ocidental). Sua última experiência aconteceu no ano passado, nos Estados Unidos.

E um dos momentos marcantes foi expor suas obras em seis ambientes do CASACOR Interior, na cidade de Araraquara (SP). Como é bom ter o trabalho reconhecido, não é mesmo?

 

SIGA O SEU CORAÇÃO

A arte vai além de telas, arte é expressão, sentimentos e emoções. A trajetória envolve desafios, mas é preciso confiar e se jogar de cabeça, sendo você mesmo! Para os que pretendem seguir nessa área ou os que já estão nela, Lairana tem um conselho:

Siga o seu coração. Dilua o seu ego nas tintas. Seja humilde e não tenha rabo preso com quem vende Arte, no sentido de seguir uma trilha que eles desejam que você siga. Autenticidade para mim é fundamental. Confie que dá certo…sempre dá. Lairana, Artista e Doutora em Artes.

Nossa equipe de chefs adorou conhecer o trabalho da Lairana. Esperamos que a sua arte possa servir de inspiração para outras pessoas!

E se você gostou do artigo, não deixe de conferir outras entrevistas no nosso blogourmet.

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Logotipo Olive Completa

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

Vamos falar sobre?!

Procurando Conteúdo

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.