• 5 de junho de 2018

A Importância do Design para seus Negócios

A Importância do Design para seus Negócios

800 532 Olive Comunicação e Marketing

Se você é proprietário de uma empresa e quer ter espaço no mercado, provavelmente você já escutou sobre a necessidade de se destacar perante os concorrentes. Uma das ferramentas utilizadas para ser mais competitivo é o Design.


Através dele aprimoramos, não só esteticamente, mas também conceitualmente, a criação de logomarcas, embalagens, folders e outros materiais impressos ou online. Claro que tudo isso em conjunto com as demais estratégias de marketing.

Design é uma atividade de projeto responsável também pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que procura soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades dos clientes e da empresa. Tudo isso de forma sintonizada, entendendo as demandas dos seus públicos de interesse.

Em uma empresa, o design contribui para:

Inovação

em relação ao uso de materiais e tecnologias agregando valores a produtos e serviços. O design tem a característica de buscar na inovação a saída para um bom projeto.

Criatividade

em todos os serviços prestados, pois esta é uma grande característica do design que consiste em encontrar sempre que possível novas soluções e buscar a originalidade.

Identidade

que consiste na criação de um “padrão” ou reconhecimento visual que transmite as características da organização.

Qualidade

que busca soluções eficientes para os produtos em relação à empresa e ao mercado.

Comunicação

pelos meios visuais que geram a associação do público com a empresa, facilitando a transmissão de informações.

No que consiste o design e como ele pode ajudar?

Consiste em planejar e realizar atividades necessárias para a construção de mensagens diretas e indiretas ao público-alvo. Em sua maioria para comercialização e divulgação de produtos e serviços. Abrange elaboração de identidade visual com a criação de logotipo, papelaria, manual de identidade, ilustração, uniformes e sinalização, impressos em geral, embalagens e até mesmo o redesign.

Também folders, catálogos, brindes, presentes, convites, promocionais, panfletos, flyers, adesivos, banners, cartazes. E, com o avanço da tecnologia, vem a contribuição do design cada vez mais em vídeos institucionais, VTs comerciais, vídeo-blogs, animação etc.

Ter uma identidade visual é algo de grande importância para a formação de uma marca. Afinal, ela é a primeira comunicação com o público e por esse motivo precisa ser bem-feita para que, com o passar do tempo, seja bem consolidada. Se temos a imagem da empresa bem construída, automaticamente temos os conceitos e valores ali explícitos. Com a grande competitividade no mercado, é essencial que a sua empresa se destaque logo na primeira impressão.

Quantos microempreendedores acabam optando por criarem sozinhos as suas identidades visuais e têm logotipos e cartões de visita que não condizem com as suas marcas? A escolha adequada de fonte, cores, diagramação, dizem muito sobre o seu negócio. Por esse motivo é essencial ter a ajuda profissional de uma empresa especializada, que tem bagagem técnica e experiência, e que torna a imagem da empresa coerente com a qualidade do produto ou serviço prestado.

Com a identidade feita, a sua empresa terá uma padronização na comunicação. Ou seja, a sinalização, a papelaria, impressos em geral terão uma linguagem que poderá ser identificada por todos os seus públicos de interesse.

Uma das opções é o trabalho de redesign, que é quando a empresa deseja realizar uma alteração em sua marca, mas de forma sutil, que não assuste os seus clientes.

Aqui na Olive, tivemos a experiência com os salgadinhos Jogada. A mudança na logomarca foi acontecendo aos poucos, até chegar no conceito que o cliente estava almejando.

Projeto de Redesign da Logo Jogada Salgadinhos com duração de 3 anos. Planejamento em 3 etapas para menor impacto do público final.


Quando vamos ao supermercado uma das primeiras coisas que nos chama a atenção é a embalagem de um produto. Por exemplo, existem inúmeras marcas de maionese, já parou para pensar como diferenciamos uma das outras? Hoje, uma embalagem não é somente uma forma de proteção de um produto, mas sim um valor agregado. Que também transmite os valores e a intenção de um determinado produto. Por esse motivo é tão importante ter profissionais que saibam elaborar essa parte do seu produto e assim chamar a atenção do seu cliente.

Em um dos nossos trabalhos tivemos o desafio de elaborar uma embalagem para que uma marca de sapatos femininos se destacasse. Uma das inovações desse produto é justamente a embalagem, que vira uma espécie de gaveta. Imagine quantas meninas (público-alvo da marca) vão querer o produto logo de cara?

Projeto de Embalagem para caixa de sapatilhas estampadas Estilo Menina, em formato gaveta para colecionar.


Segundo uma pesquisa feita pela Google realizada em 2013, em parceira com o IBOPE, mais de 77% das pesquisas realizadas em seu site através de celulares eram feitas quando a pessoa já se encontrava em casa ou no trabalho. Cada vez mais as pessoas estão acessando os sites por meio dos aparelhos celulares.

Em outras palavras, não adianta estar no mundo digital sem uma identidade adequada e responsiva. Muitas empresas, por não saberem a importância de ter uma boa imagem na rede, acabam elaborando seus endereços eletrônicos e até mesmo criando seus perfis nas redes sociais de forma amadora, sem a contribuição que um profissional de design pode oferecer.

Aqui na Olive, por exemplo, temos uma atuação expressiva dos nossos designers nas mídias online.

Um exemplo, é o site da artista plástica Regina Moscheto, que utiliza esse meio de comunicação para divulgar o seu trabalho. O site com design responsivo fez com que o seu trabalho pudesse ser visto em diferentes formatos sem perder a sua essência.

Projeto Website/portfólio artista plástica Regina Moscheto


Viu como o design pode ser importante para os seus negócios? A Olive entende muito bem disso! Venha bater um papo conosco e conhecer as possibilidades que existem e que podem fazer a sua empresa crescer!

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