Gastão é um artista multifacetado que transita entre as palavras e diferentes técnicas manuais!
A CERTEZA DE FAZER ARTE
Uma das maiores belezas da arte é poder se expressar da forma como bem entender, unindo a bagagem cultural com as experiências de vida. Gastão Debreix, artista plástico, sabe bem o que é isso! O contato com o trabalho manual ocorreu dentro de casa. O pai de Gastão era mestre em marcenaria e foi convidado para lecionar em Pirajuí.
Foi lá, onde Debreix passou toda a infância e juventude, além de concluir os estudos do terceiro colegial no curso profissionalizante voltado para mão de obra na indústria. Os desenhos técnicos nortearam todo o seu trabalho. Os ângulos, as vértices, a matemática, Gastão uniu tudo isso!
Eu sempre soube que eu queria fazer arte, que eu queria trabalhar com arte. Mas eu era jovem demais, não sabia como. O que me motivou acho que foi a certeza do que eu sabia o que queria ser, do que gostaria de trabalhar e viver. Gastão Debreix, Artista Plástico.
Além de receber influência do trabalho do pai, dois lugares abriram o olhar de Gastão: a penitenciaria e a universidade. Calma, você já vai entender! Em 1985, o artista passou em um concurso para ser guarda de presídio. Neste local, teve o primeiro contato com a serigrafia e até passou a cuidar do espaço. A técnica de serigrafia abriu o seu olhar para aquilo que ele gostaria de fazer. Depois de dois anos, a Unesp surgiu em Bauru e foi a oportunidade de Gastão estudar para seguir na área artística.
PALAVRAS, POESIA E ARTE
A arte também pode ser feita por meio das palavras. A poesia visual de Gastão comprova isso, aliás, é uma das características do seu trabalho. Os caligramas, escrita e imagem, dão vida às suas obras.
Inclusive, resultou em um livro, que reúne algumas obras e poesias. Você pode conferir clicando aqui!

Gastão gosta de se inspirar no pop arte, no concretismo, no trocadilho e na piada visual. Essa mistura reflete tanto no bidimensional (poesia visual) quanto nos objetos.
O que eu curto do meu trabalho é boa parte dele eu realmente poder produzir, eu fazer meu chassi, eu fazer as pesquisas com serigrafia, eu produzir as molduras, fazer as tiragens e gravuras. É poder participar do processo, da produção, do começo ao fim. Gastão Debreix, Artista Plástico.
A necessidade de um ateliê para produzir todas as suas artes, deu origem no início dos anos 90 à Lapispau. Com a Lapispau, Gastão consegue produzir uma série de trabalhos usando a técnica da marchetaria e da serigrafia. São produzidos desde objetos de decoração até jogos. Além do ateliê, desde 2010 Debreix é concursado na prefeitura como instrutor artístico no DEA de Bauru.
IR ALÉM
O trabalho de Gastão Debreix é um exemplo de que a arte pode ir além do convencional. Ângulos, matemática, palavras, tudo isso proporciona vida e movimento para o artista, que consegue marcar o seu espaço no mundo artístico. Para Gastão, o conselho é um só:
Faça o que te faz feliz! Gastão Debreix, Artista Plástico.
E se você gostou do artigo, não deixe de conferir outras entrevistas no nosso blogourmet.
Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.
Vamos falar sobre?!