• 9 de novembro de 2020

Gastão Debreix: a mistura perfeita de artes plásticas e poesia visual

Gastão Debreix: a mistura perfeita de artes plásticas e poesia visual

1024 535 Olive Comunicação e Marketing

Gastão é um artista multifacetado que transita entre as palavras e diferentes técnicas manuais!


A CERTEZA DE FAZER ARTE

Uma das maiores belezas da arte é poder se expressar da forma como bem entender, unindo a bagagem cultural com as experiências de vida. Gastão Debreix, artista plástico, sabe bem o que é isso! O contato com o trabalho manual ocorreu dentro de casa. O pai de Gastão era mestre em marcenaria e foi convidado para lecionar em Pirajuí.

Foi lá, onde Debreix passou toda a infância e juventude, além de concluir os estudos do terceiro colegial no curso profissionalizante voltado para mão de obra na indústria. Os desenhos técnicos nortearam todo o seu trabalho. Os ângulos, as vértices, a matemática, Gastão uniu tudo isso!

 

Eu sempre soube que eu queria fazer arte, que eu queria trabalhar com arte. Mas eu era jovem demais, não sabia como. O que me motivou acho que foi a certeza do que eu sabia o que queria ser, do que gostaria de trabalhar e viver. Gastão Debreix, Artista Plástico.

 

Além de receber influência do trabalho do pai, dois lugares abriram o olhar de Gastão: a penitenciaria e a universidade. Calma, você já vai entender! Em 1985, o artista passou em um concurso para ser guarda de presídio. Neste local, teve o primeiro contato com a serigrafia e até passou a cuidar do espaço. A técnica de serigrafia abriu o seu olhar para aquilo que ele gostaria de fazer. Depois de dois anos, a Unesp surgiu em Bauru e foi a oportunidade de Gastão estudar para seguir na área artística.

 

PALAVRAS, POESIA E ARTE

A arte também pode ser feita por meio das palavras. A poesia visual de Gastão comprova isso, aliás, é uma das características do seu trabalho. Os caligramas, escrita e imagem, dão vida às suas obras.

Inclusive, resultou em um livro, que reúne algumas obras e poesias. Você pode conferir clicando aqui!

gastão debreix

Gastão gosta de se inspirar no pop arte, no concretismo, no trocadilho e na piada visual. Essa mistura reflete tanto no bidimensional (poesia visual) quanto nos objetos.

 

O que eu curto do meu trabalho é boa parte dele eu realmente poder produzir, eu fazer meu chassi, eu fazer as pesquisas com serigrafia, eu produzir as molduras, fazer as tiragens e gravuras. É poder participar do processo, da produção, do começo ao fim. Gastão Debreix, Artista Plástico.

 

A necessidade de um ateliê para produzir todas as suas artes, deu origem no início dos anos 90 à Lapispau. Com a Lapispau, Gastão consegue produzir uma série de trabalhos usando a técnica da marchetaria e da serigrafia. São produzidos desde objetos de decoração até jogos. Além do ateliê, desde 2010 Debreix é concursado na prefeitura como instrutor artístico no DEA de Bauru.

IR ALÉM

O trabalho de Gastão Debreix é um exemplo de que a arte pode ir além do convencional. Ângulos, matemática, palavras, tudo isso proporciona vida e movimento para o artista, que consegue marcar o seu espaço no mundo artístico. Para Gastão, o conselho é um só:

 

Faça o que te faz feliz! Gastão Debreix, Artista Plástico.

 

E se você gostou do artigo, não deixe de conferir outras entrevistas no nosso blogourmet.

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

    Logotipo Olive Completa

    Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

    Vamos falar sobre?!

      Procurando Conteúdo

      Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.