• 11 de março de 2019

Enio Godoy: o fotógrafo bauruense que expôs no Louvre

Enio Godoy: o fotógrafo bauruense que expôs no Louvre

1000 500 Olive Comunicação e Marketing

O juiz bauruense, Enio Godoy, é conhecido mundialmente pelas suas fotografias e dá um show de autenticidade ao dar dicas de fotografia com o celular


Enio Godoy – 20 de maio de 2018

Como a fotografia encontrou o fotógrafo

A fotografia apareceu na vida do Enio em 1976, no mesmo ano em que começou a trabalhar no Fórum. Surgiu, apenas, como um flash. Na cidade de Itu, em São Paulo, Enio tinha apenas 14 anos e tudo o que via era retratado. Brincava de fotografar e por isso, fotografou até batizados e casamentos da época – cujos contatos e negativos desses trabalhos permanecem guardados até hoje.

Sua primeira câmera analógica foi comprada com o dinheiro do Fórum, uma Olympus Trip 35, que foi sua companheira por muito tempo até poder comprar uma Pentax K 1000, em pleno funcionamento até hoje.

Na verdade, relutei em usar o digital…  Fiquei bons anos relutando, até que, por volta de 2008, ganhei uma Nikon D3000, que acabei vendendo tempos depois. Juntei o valor dessa venda, mais um dinheiro que ganhei em um concurso de fotografias e comprei uma Nilkon D300s, que uso até hoje.

Depois disso, Enio aderiu às câmeras digitais. Hoje, ele ministra um curso em Bauru onde dá dicas de como tirar fotos com o celular.

Fotografia ao vivo e em cores

Flowers – abstractart - 30 de maio de 2017/Enio Godoy

Devido ao seu uso constante de celular, Enio percebeu que as pessoas não tinham consciência do que a micro câmera do aparelho poderia fazer. Além disso, percebeu a inexistência de algum curso presencial que focasse na otimização da câmera e, assim, surgiu a ideia de dar seu Workshop, que lançará a quarta turma em abril em Bauru.

Interessante que passamos a nos sentir muito mais jovens e dispostos com essas inovações na vida.  O prazer de fotografar, de descobrir coisas novas nesse mundo específico, o aprendizado, o compartilhamento de informações – do pouco que sabemos – dá um novo gás para se viver mais e melhor.

Enio Godoy

As dicas do curso, segundo Enio, servem para qualquer ramo da fotografia. Composição, luz, sombra, velocidade de captura das imagens, panning, zooming e outras técnicas fotográficas que se aplicam tanto para aqueles que fazem fotos com câmeras convencionais como para quem usa exclusivamente o celular.

O mundo com Enio Godoy

Bauru, São Paulo, Paris, Barcelona, Lisboa, Miami, Liechtenstein. Usando pseudônimo no Flickr no início, Enio nem imaginava a repercussão que seu trabalho teria. Então, quando assumiu a identidade das suas fotos e colocou nome, sobrenome e endereço, recebeu reconhecimento mundial.

Ferris Weel 3 - 18 de setembro de 2018/Enio Godoy

A sua exposição mais marcante, porém, foi sua primeira – num barzinho da Duque de Caxias, com imagens relacionadas ao movimento. E depois a do Louvre, em Paris.

Já imaginou ter suas imagens em um dos maiores templos da arte do mundo? Que experiência incrível!

Quer conhecer mais sobre a arte em Bauru? Continue acompanhando nossos artigos!

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Logotipo Olive Completa

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

Vamos falar sobre?!

Procurando Conteúdo

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.