• 24 de outubro de 2019

A era do cliente: é preciso mudar o foco!

A era do cliente: é preciso mudar o foco!

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O foco no cliente não é mais suficiente, é preciso ter o foco do cliente!

 

A era do cliente

Podemos dizer que estamos na era do cliente e é ele que será o fator-chave do crescimento e declínio do seu negócio.  Hoje, com o mundo digital a todo vapor, tudo se torna ainda mais ágil e fácil. A comunicação possibilita que todos possam expor suas opiniões e também consumir as de outras pessoas. Aliás, não dá para negar que atualmente o cliente é dono do que quer consumir, quando, onde e da forma que ele bem entender.

Clientes satisfeitos geram audiência positiva. Quando estão insatisfeitos, audiência negativa e degradação da empresa e marca.

 

Foco no DO cliente

Atualmente ter o foco no cliente não é mais o suficiente, principalmente nessa nova era. As empresas e marcas precisam mudar essa atitude, porque agora o objetivo é outro. O foco no cliente é uma visão de fora para dentro, onde você imagina o que seria bom para ele, do que ele gostaria, do que precisa, seus problemas e necessidades. Já o foco do cliente é uma visão de dentro para fora, é você se colocar no lugar dele e sentir as suas necessidades, problemas, viver a sua realidade.

Afinal, quando se tem essa visão o cenário muda completamente, te permitindo entender de fato as reais necessidades. E convenhamos, não há nada melhor para um cliente do que ter as suas expectativas atendidas, não é mesmo? Ter essa proximidade fideliza-os. E o melhor, clientes fiéis levam outras pessoas até você!

 

E quando o cliente não tem foco?

Muitas vezes você pode se deparar com essa situação. E quando o seu cliente não tem foco? Você deve orientá-lo ou deixá-lo descobrir sozinho? É nesse momento que devemos viver a realidade do outro para entender o que ele precisa e só assim conseguir oferecer uma solução.

Pense dessa forma: você tem uma loja de bicicletas profissionais, um cliente chega e comenta que procura uma bike para poder andar nos finais de semana. Fazendo uma análise das necessidades, você reconhece que as bikes que você vende são muito superiores com aquilo que seria o ideal para ele. O que você faria?

1.Convence o cliente a comprar uma bike da sua loja, mesmo sabendo que o valor é bem maior do que seria a bike ideal para ele.

2.Mostra que de acordo com as necessidades dele as bikes da sua loja não são ideais. Como ele usará apenas de final de semana, uma bike intermediária é a melhor opção, além de possuir um menor preço e mão de obra mais acessível.  Você até pode indicar qual loja ele pode encontrar o que precisa.

A opção 2 pode parecer errada, mas na verdade é a resposta que todos deveriam escolher. Você pode pensar que perdeu um cliente, porém, pode ter ganhado um! O rapaz da bike pode se apaixonar por pedalar longas distâncias e voltar na sua loja para comprar uma bike profissional. Além disso, por você ter mostrado de forma honesta a opção certa, ele pode te indicar para outras pessoas.


Quando você se coloca no lugar do cliente tudo muda!

E esse é um dos principais diferenciais que a Olive prioriza. Entender a realidade do outro é muito importante para desenvolvermos um trabalho à altura de um chef. A receita final é uma só: o sucesso!

 

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