fbpx
  • 6 de fevereiro de 2018

Milton Nakata: talento, técnica e sensibilidade

Milton Nakata: talento, técnica e sensibilidade

1024 682 Olive Comunicação e Marketing

Milton Nakata

Ilustrador, Designer e Artista Plástico

Milton Nakata

Ilustrador, Designer e Artista Plástico

Com obras repletas de técnica e sensibilidade, é uma das principais referências no mercado das artes plásticas. O que para alguns é dom ou treino, para Milton ou simplesmente Nakata como é conhecido, é sinônimo de sua trajetória.

Artista plástico, designer, ilustrador, formado bacharel em Comunicação Visual (denominação antiga do curso de design) pela Fundação Educacional de Bauru (atual Unesp) e professor do curso de design na mesma instituição em que se formou. Milton é autor de diversas ilustrações que deixam os receptores admirados. Utiliza sua habilidade e técnica para representar o mundo de forma singular. Além de contribuir com a formação de diversos profissionais de uma das melhores universidades do país.

De olho nele

Como começou e por que ficou em Bauru?

Sempre convivi com familiares que tinham facilidade em desenho, como o meu avô, meus tios e meu pai… isso me influenciou muito durante a infância. Ainda aos 7 anos de idade fiquei em primeiro lugar em um concurso de desenho na minha cidade natal, Duartina/SP. Desde o ensino médio, tinha a convicção que queria fazer Design, na época era Comunicação Visual. Concluída a formação universitária, iniciei minha atuação em nível profissional e acadêmico. Apesar de ter contatos e a possibilidade de sair de Bauru, ter melhores condições de trabalho, resolvi continuar na cidade buscando uma qualidade de vida melhor. Decisão que foi tomada há muito tempo, mas que hoje, tenho certeza que foi a melhor escolha. A internet foi e é uma grande ferramenta para conectar pessoas e consequentemente, trabalhos, sem a necessidade de estar em grandes centros.

Fale um pouco da trajetória acadêmica.

Após formado, iniciei minha carreira profissional na área e logo depois, fui convidado pelo Prof. Olicio Pelosi para dar aula na Unesp, ainda Fundação Educacional de Bauru. Com a encampação da Unesp, dei sequência aos meus estudos na pós-graduação, mestrado em 1994 e doutorado em 2003 na área, pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/UNESP). A partir de então, venho aprimorando a prática do ensino em desenho, ilustração e design, embasada em resultados de experiências, pesquisas e reflexões.

Como acontece seu processo criativo?

Devido ao fato de possuir a formação de design, conscientemente ou não, adoto as metodologias projetuais de Design para desenvolver todos os trabalhos, proporcionando resultados, muitas vezes, rápidos, objetivos e eficientes. Para além disso, outra estratégia empregada é estar constantemente praticando a criação e estudando o próprio processo.

Que conselho você daria para quem está começando?  

Eu costumo questionar aos iniciantes por meio de três perguntas: essa é uma atividade que você acredita que faz bem e que todo mundo concorda com isso? É uma atividade que faria para o resto da sua vida? Você a realizaria até de graça? Acredito que se atender positivamente a estas três questões, será acertada sua escolha, todos os bons resultados serão consequência deste aspecto, como desempenho, sucesso e realização profissional. Uma sugestão que sempre dou a quem está começando é perseverar. Os resultados podem não surgir de um dia para o outro, mas com a dedicação eles com certeza virão.  

Conheceu e se identificou com o nosso grande artista? Milton Nakata é a comprovação de que com perseverança, disciplina e paixão é possível se destacar na área artística. Mesmo não estando nos grandes centros.

Continue acompanhando a nossa página!

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Logotipo Olive Completa

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

Vamos falar sobre?!

Procurando Conteúdo

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.