fbpx
  • 16 de março de 2018

Arte, diversidade e cultura a gente encontra em Bauru!

Arte, diversidade e cultura a gente encontra em Bauru!

800 532 Olive Comunicação e Marketing
Bauru, um local de grandes referências artísticas.

Quando pensamos em arte, popularmente vem à nossa mente a ideia de grandes artistas e exposições em países europeus. No entanto, o Brasil é um dos países mais ricos quando tratamos de produções artísticas. De norte a sul encontramos grandes manifestações culturais que movimentam a economia do país.


Bauru não fica de fora e é conhecida por ser uma cidade de passagem, as pessoas vêm de diferentes locais do país para passar um período de suas vidas aqui por diferentes motivos. Tornando-a um local de grandes referências artísticas.

Essa pluralidade enriquece a cultura regional e torna-a referencia no país.

Conheça os principais espaços de exposição de toda essa diversidade em nosso artigo!

Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz

É pertencente ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural (DPPC) e tem atuação na cidade como espaço de ensino, incentivo e preservação das Artes Visuais. Por meio de uma parceria com a Divisão de Ensino às Artes (DEA), oficinas são ministradas para as pessoas interessadas na temática.  O intuito do espaço é constituir um acervo municipal cada vez mais rico, mapeá-lo, conservá-lo, estudá-lo e divulgá-lo.

Museu Ferroviário Regional de Bauru – MFRB

O Museu Ferroviário Regional de Bauru – MFRB – é uma instituição museal vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural – DPPC. O complexo museológico tem cinco salas expositivas, uma reserva técnica de objetos tridimensionais, o arquivo histórico do Museu Ferroviário Regional de Bauru e a Praça Kaingang. Fotografias, uniformes, mobiliário da época, ferramentas, artefatos das oficinas da NOB e maquinário férreo são alguns dos objetos que fazem parte do patrimônio ferroviário.

(14) 3212 8262

Rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n – Centro

Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva

Esse centro cultural atende aproximadamente 900 alunos com atividades artísticas realizadas na unidade central ou nos bairros. O objetivo é desenvolver nas pessoas o espírito apreciador com capacidade crítica das artes em suas diferentes manifestações. Valorizando e democratizando o acesso ao ensino sobre artes para toda a população bauruense. De acordo com a Secretaria da Cultura os cursos oferecidos são:

  • Música: com os cursos de violão, flauta doce e transversal;
  • Dança: nas especialidades de balé clássico, jazz, street dance e dança do ventre;
  • Teatro: com as opções artes do corpo, iniciação teatral, teatro de animação e projetos de pesquisa;
  • Circo: grupo de pesquisa do novo circo, corpo e manipulação e introdução à técnica da arte circense;
  • Artes Visuais: com desenho de observação, desenho em cartum, marchetaria, serigrafia, atelier de pintura contemporânea, desenho em HQ e grafite.
Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg

Inaugurada em 1992, a galeria municipal Angelina Waldemarin Messenberg está localizada no Centro Cultural de Bauru e tem o objetivo de ser um espaço de exposições da Pinacoteca Municipal.

(14) 3235 1088

Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro

Museu da Imagem e do Som de Bauru

Criado em novembro de 1993, o Museu da Imagem e do Som de Bauru tem a missão de guardar e transmitir o conhecimento do acervo bi e tridimensional midiático da história da cultua material e imaterial do município de Bauru. O objetivo do espaço é ter um ponto de acesso para visitantes e pesquisadores. De modo que tenha a exibição e reflexão sobre o acervo cultural histórico dos bauruenses por meio do desenvolvimento de ações educativas para diversos públicos. Oferecendo diversas formas de acesso ao conteúdo do acervo do museu, valorizando assim a produção midiática local.

(14) 3232 4621

Rua Rio Branco, 3-16 – Centro

Museu Histórico Municipal de Bauru

O Museu Histórico Municipal de Bauru tem o intuito de preservar o patrimônio de Bauru, para contribuir para a formação da identidade comunitária e nas reflexões sobre o território municipal e o desenvolvimento local.  O espaço tem os seguintes objetivos:

  • Promover a preservação e o conhecimento do patrimônio material sob sua guarda;
  • Desenvolver exposições e ações educativas autênticas e de interesse para públicos diversos;
  • Oferecer ao público diversas formas de interação com o museu;
  • Inspirar na comunidade a valorização dos vários elementos que formam o patrimônio cultural.

(14) 3232 4721

Rua Rio Branco, 3-16 – Centro

Como vimos, Bauru é uma ótima cidade para você que procura saber e aprender mais sobre a arte! Nós da Olive, acreditamos que uma campanha de comunicação exige boas referências artísticas. Por esse motivo valorizamos todas as oportunidades que nossa cidade oferece! Se você quer saber mais sobre esse universo continue acompanhando a nossa página!


Nós da Olive estamos em Bauru, a cidade referência em comunicação! Sempre atentos aos principais eventos e novidades deste universo! Vamos tomar um café?

 

Gostou? Acompanhe nosso Blogourmet!

Logotipo Olive Completa

Está corrido?! Que tal alguém pensando em marketing para sua empresa? A Olive Comunicação conta com uma equipe especializada e experiência para te ajudar neste mundo cão.

Vamos falar sobre?!

Procurando Conteúdo

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos, notícias e acompanhar projetos.

WhatsApp