Blog: uma receita clássica que nunca perde o sabor!
Desde sua popularização, eles se tornaram indispensáveis na comunicação corporativa. Mas, será que ainda vale a pena ter um blog?
Receita popular e aclamada, o blog corporativo configura um ingrediente importante para o marketing de qualquer marca, especialmente em negócios B2B.
Neste ano, o relatório feito pela HubSpot apontou que eles mantêm sua relevância na geração do tráfego orgânico, permanecendo entre os canais de marketing mais utilizados e que mais oferecem retorno de investimento.
Inegavelmente, uma das vantagens desse investimento é a melhoria da sua posição nos mecanismos de busca, o que atrai novos leads e aumenta a margem de visibilidade. E, nesse aspecto, nem as redes sociais conseguem ser tão eficientes!
Além disso, a otimização SEO do conteúdo também é fundamental para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, atraindo mais engajamento orgânico e colocando a marca no centro dos holofotes.
.blogs: bonitos de ver, úteis de ler
Por outro lado, é necessário que o blog atue estrategicamente. Ou seja: não concentre publicações apenas para seguir as tendências de mercado. Para isso, é importante trabalhar o conteúdo com atenção nos aspectos a seguir:
- Em primeiro lugar, um bom design é fundamental para atrair o olhar de leitores e clientes. Quando alinhado à identidade da marca, o design aplicado a um blog ajuda a passar credibilidade e profissionalismo;
- Ao mesmo tempo, o blog da sua empresa deve fornecer conteúdo útil e inovador para o respectivo público-alvo. Esse conteúdo precisa abordar temas de interesse dos leads, trazendo informação de maneira educativa a fim de qualifica-los e deixá-los decididos a fazer uma boa compra!
- Por outro lado, o blog é um prato que precisa ser servido ainda quente! É importante atualizá-lo com frequência e, mais do que isso, interagir com o público sempre que possível, para criar engajamento através de um senso de comunidade ao redor daquele conteúdo.
.blog: um ingrediente de sucesso!
Só para ilustrar: imagine que você está procurando o serviço uma dedetizadora. Entre as opções, a empresa A possui páginas em redes social e um site com os serviços prestados com contato para WhatsApp.
Já a empresa B conta com as mesmas redes sociais, um site e um blog atualizado com diversas informações úteis sobre controle de pragas, métodos de dedetização, pragas urbanas comuns, medidas profiláticas para conter animais indesejados…
Entre as duas empresas, qual passa mais credibilidade? Em qual delas você confiaria na hora de resolver um problema? O conteúdo de qualidade publicado regularmente ajuda sua empresa a ter mais visibilidade, estabelecendo-se como autoridade no setor e aumentando a confiança de futuros e antigos clientes.
.chefs experientes, banquete de resultados!
Os Chefs da nossa Cozinha de Ideias conhecem bem essa receita, e apostam nos blogs como forma de aproximar você do seu público-alvo. Com eles, estabelecendo autoridade para a sua marca através de conteúdo relevante e inovador, gerando credibilidade, leads e resultados de dar água na boca!
E aí, ficou curioso para experimentar os resultados de um bom blog corporativo? Converse com a nossa cozinha e descubra como podemos ajudá-lo!